Blog

Home » Geral » Cuidados durante a pesagem
04 de janeiro, 2019
Cuidados durante a pesagem

A pesagem é um procedimento rotineiro muito importante, mas normalmente não é prestada a devida atenção.

Para se realizar uma boa pesagem é imprescindível que nenhuma parte do material a ser pesado encoste em algo fora do prato da balança. Por exemplo se for feita a pesagem em saquinho plástico este saquinho não pode sair do prato, encostar na mesa, etc.. Isto fará a balança pesar errado, pois o peso do material está sendo suportado além do prato da balança também pela mesa.

Também é muito importante a balança estar nivelada, sem inclinação. Caso ela esteja inclinada haverá variação de peso, em balanças de laboratório (como é a balança da foto) há um nível indicando a inclinação e pés ajustáveis que permitem que a altura seja regulada, de modo a sempre conseguir o nivelamento correto.

Outro ponto muito importante é a calibração das balanças, a variação de temperatura, tempo, umidade, entre outros fatores podem alterar a leitura dos sensores.

Uma das questões mais comuns é ultrapassar a capacidade de peso da balança, o que incluí o peso da tara. Nas balanças portáteis é comum fazer este engano pois a maioria não avisa que o limite de pesagem foi ultrapassado e continua mostrando um valor equivocado. Se a balança já for ligada com algum peso sobre ela, irá considerar este objeto como peso 0, podendo assim ultrapassar o limite de pesagem facilmente.

Quanto maior o número de casas da balança mais crítico é o processo de calibração. Balanças de laboratório de precisão chegam a possuir um programa para fazer esta calibração de hora em hora. Na foto abaixo podemos ver a calibração de uma balança semi-analítica com peso de 2000 g.

Comentários

Categorias

Últimos posts

Tags