Blog

Home » Sem categoria » Ligas de ouro e suas cores
08 de julho, 2022
Ligas de ouro e suas cores

Na joalheria, o ouro dificilmente é utilizado puro. Muitas vezes ele é ‘misturado’ com outros metais para garantir novas propriedades para a peça, como dureza ou outra coloração. Essa ‘mistura’ de metais é chamada de liga.

Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. Por exemplo, a liga mais utilizada no cotidiano é o aço produzido nas siderúrgicas, sendo que o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%). Seus outros constituintes são carbono (de 0,5 a 1,7%) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Outro exemplo muito comum é o aço inox, formado por cerca de 74% de aço, 18% de Cr (cromo) de 8% de Ni (níquel), o qual é praticamente inoxidável, assim sendo muito utilizado em talheres e peças de carro.

Figura 1. O aço inox é uma das ligas metálicas mais utilizadas no mundo devida sua alta resistência a oxidação.

Como dito anteriormente, o ouro dificilmente é utilizado puro, o qual não possui outra cor além da sua coloração amarela característica. Essa propriedade do ouro não muda dependendo da localização ou se é reciclado ou extraído da terra a primeira vez. Para a mudança de coloração do ouro é preciso fazer uma liga com ele.

Figura 2. O ouro puro não possui outra coloração a não ser sua cor amarela característica.

No Brasil, a liga mais utilizada é o ouro 18 K (quilates), ou seja, uma liga que possui 75% de ouro em sua composição. Com isso, os outros 25% da composição da peça podem ser preenchidos com uma ampla variedade de metais e são esses metais que vão mudar a coloração da liga de ouro.

Um exemplo de liga de ouro com outro coloração é o ouro azul, o qual é composto de 75% de ouro e 25% de ferro ou outras duas ligas, 58.5% de ouro e 41.5% de gálio e 46% de ouro e 54% de índio. O primeiro caso, com ferro, é preciso um tratamento térmico na peça para a obtenção da coloração azul, já os outros dois não precisam do tratamento térmico.

Figura 3. Exemplo de ouro azul, coloração obtida com diferentes metais na composição da liga de ouro.

Existem diversas ligas de ouro que resultam em uma ampla variedade de cores, as mais comuns são o ouro amarelo 18 K (75% ouro, 12,5% prata e 12,5% cobre), ouro rosé 18 K (75% ouro, 5% prata e 20% cobre) e o ouro branco 18 K (75% ouro e 25% paládio). Abaixo temos uma tabela com algumas ligas de ouro possíveis de serem feitas e suas colorações.

Figura 4. Diferentes ligas de ouro e suas respectivas colorações.

Comentários